5 ações práticas que você pode adotar para combater as mudanças climáticas

5 ações práticas que você pode adotar para combater as mudanças climáticas

Com as mudanças climáticas se tornando cada vez mais evidentes e impactantes em nosso planeta, é importante que cada uma de nós faça a sua parte para ajudar a combater esse problema global. Veja algumas medidas que você pode adotar ainda hoje para ajudar a combater as mudanças climáticas.

O impacto das mudanças climáticas é um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta atualmente. Embora pareça algo impossível de reverter, cada uma de nós tem o poder de contribuir para a solução desse problema global. Mudanças em nossos hábitos diários e a adoção de medidas mais sustentáveis podem fazer uma grande diferença na redução dos efeitos dos gases de efeito estufa (GEE). E para te ajudar, nós separamos algumas ideias e links para leitura que vão te ajudar a entrar nesse movimento! 

Reduza seu consumo de carne 

A produção de carne é responsável por uma grande quantidade de emissões de gases de efeito estufa, devido ao desmatamento e à liberação de gases pelos animais. Segundo Marta G. Rivera Ferre, diretora da Cátedra de Agroecologia e Sistemas Alimentares da Universidade de Vic e membro do IPCC, aponta que cada espécie (porco, boi, frango entre outros) contribuiu de maneira diferente para emissão de GEEs:

Os ruminantes, com a emissão de gás metano; os monogástricos, com a de óxido nitroso e CO2. O metano tem um potencial de aquecimento 28 vezes maior que o CO2 e dura dez anos na atmosfera. Mas o CO2 e o óxido nitroso duram mais de 100 anos. – Marta G. Rivera Ferre, em entrevista para a El País (2019)

Ao reduzir seu consumo de carne, você estará ajudando a diminuir a demanda por essa indústria e, consequentemente, reduzindo sua pegada de carbono.

Confira a campanha da Greenpeace para você adotar essa medida:  “Menos carnes, mais florestas, mais saúde”.

Economize energia em sua casa 

Há diversas maneiras de economizar energia em sua casa, como desligar os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso, trocar as lâmpadas por modelos de LED e ajustar a temperatura do ar-condicionado e aquecedor para um nível mais eficiente. Além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, você também poderá economizar dinheiro em sua conta de energia.

Vídeo da WWF.

Confira o artigo publicado pela National Geographic “Economia de energia: 7 dicas para diminuir o consumo dentro de casa” (2022)

Use menos plástico 

O plástico é um dos maiores poluidores do meio ambiente, levando centenas de anos para se decompor na natureza. Segundo a Oceana, organização internacional voltada aos oceanos, aponta que a indústria petroquímica  contribui para o aquecimento global por meio da produção de plásticos:

“Se o plástico fosse um país, seria o quinto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. A produção de plástico deve triplicar até 2050, possivelmente também triplicando suas emissões de gases de efeito estufa”, Jacqueline Savitz diretora de políticas da Oceana para a América do Norte (Oceana, 2021)

Evite o uso excessivo de plástico descartável, como sacolas e garrafas, e opte por alternativas mais sustentáveis, como sacolas reutilizáveis e garrafas de água de vidro ou aço inoxidável.

Prefira transportes sustentáveis 

Os carros são grandes emissores de gases de efeito estufa, por isso, sempre que possível, prefira usar transportes mais sustentáveis, como bicicletas, transporte público ou caminhadas. 

Um artigo publicado pela WRI Brasil (2023)  aponta que o “sistema de transporte global é responsável por 15% das emissões de gases de efeito estufa do mundo”.  A transição de transporte rodoviário para veículos elétricos será positivamente impactante, mas exige preparo.  

Pense em transportes alternativos, como bicicletas, e ajude a reduzir a emissão de gases. Você também estará contribuindo para sua saúde e bem-estar.

Confira o artigo publicado pela WRI Brasil (2023): 5 mudanças para transformar o transporte e cumprir as metas climáticas. 

Reduza, reuse, repare e recicle

Além das ações já mencionadas anteriormente, é importante lembrar que muitos dos itens que compramos diariamente também contribuem para as emissões de gases de efeito estufa. Eletrônicos, roupas e outros bens de consumo podem causar emissão de carbono em todas as etapas da sua produção, desde a extração do material bruto até a fabricação e o transporte até o mercado.

Para reduzir a pegada de carbono causada por esses produtos, é importante considerar opções como comprar menos coisas, optar por produtos de segunda mão, consertar itens quebrados em vez de substituí-los e reciclar o máximo possível. Além de ajudar a proteger o clima, essas ações também podem ajudar a economizar dinheiro e reduzir o desperdício.

Ao mudar nossos hábitos de consumo e fazer escolhas mais sustentáveis, podemos contribuir para um futuro mais saudável e equilibrado para todos.

Quer mais dicas e adotar um estilo de vida mais saudável? Confira as recomendações criadas pelas Nações Unidas: https://www.un.org/pt/actnow/ten-actions 

Lab Tempestade Olinda: um movimento para criar um futuro sustentável 

A Casa Criatura faz parte da primeira edição do Laboratório de Ações Climáticas. Entre as iniciativas do Lab Tempestade Olinda estão a promoção de eventos e debates para discutir questões relacionadas às mudanças climáticas. Atualmente, existem cinco equipes que seguem trabalhando no desenvolvimento de protótipos que buscam apontar soluções para combater as mudanças climáticas. Os protótipos finais serão apresentados no dia 6 de maio, na Casa Criatura. 

Esta ação conta com o apoio da fundação alemã Stiftung Nord-Süd-Brücken e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha e tem como co-realizadoras o Instituto Procomum e a Global Innovation Gathering. 

Para saber mais, acesse aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *