Careables

Careables é uma plataforma de colaboração internacional que permite aos cidadãos projetar e fornecer produtos de saúde centrados nas pessoas. É uma comunidade de fabricantes e usuários de inovações de hardware colaborativo de código aberto que podem ser facilmente replicadas globalmente via impressão 3D e outras formas de fabricação digital e manual.

O objetivo desta plataforma é envolver, unir e conectar comunidades interessadas no campo de soluções de saúde de código aberto. O engajamento se concentra nos níveis locais e nas atividades globais já existentes.

Parcerias internacionais

Uma parceria entre o LabCOCO, Coletivo 3D, Casa Criatura, LabProComum (cidade de Santos) e a Global Innovation Gathering – GIG (Berlim) impulsiona esses hubs a conectarem-se a comunidades locais de cidadãos com necessidades (físicas) de cuidados de saúde, prestadores de cuidados e profissionais de saúde pública com a comunidade de fabricantes e fitoterapeutas . Cada centro executa um programa especificamente adaptado ao seu contexto local para identificar as necessidades dessas comunidades, mas também sensibiliza o envolvimento ativo dos cidadãos no co-design e fornecimento de produtos de saúde, compartilhamento tradicional de conhecimentos sobre produção de alimentos saudáveis ​​e sustentabilidade na cadeia do plástico para proteger nosso sistema de água e peixes. Em reuniões agendadas e durante as quartas-feiras, dias abertos, cidadãos e profissionais de saúde, apoiados por fabricantes, designers e engenheiros, aprendem, idealizam e produzem possibilidades de soluções de saúde centradas nas pessoas.

Os materiais de apoio já existem em uma rede global de espaços que fabricam digitalmente com as comunidades de saúde abertas existentes em todo o mundo. Por meio de ferramentas colaborativas on-line, a plataforma compartilha e disponibiliza uma série de casos de sucesso para a fabricação digital na saúde. A Global Innovation Gathering e seus membros em outros continentes oferecem um intercâmbio ativo entre os Fab Labs europeus e o Sul Global, para inspirar e aprender com os diferentes contextos culturais e ecossistemas de saúde existentes no planeta. Ao mesmo tempo, Careables também abraça as comunidades existentes que desenvolveram e forneceram soluções abertas de assistência médica com colaboração ativa durante todo o projeto. A estratégia de engajamento global também visa estudantes da área de medicina, profissões paramédicas, design e artes, engenharia biomédica e governo a apreenderem o processo de co-design e fornecimento de soluções de saúde centradas nas pessoas.