Estamos na Campus Party Digital deste ano!

Esse ano acontece a primeira edição digital e gratuita da Campus Party. O evento acontecerá em mais de 30 países e conta com a participação de mais de 2000 palestrantes

A Campus Party é um dos maiores eventos de inovação, criatividade e cultura maker da atualidade. Por causa da pandemia provocada pela covid-19, não foi possível realizar o evento nos moldes tradicionais,  mas isso não tem desencorajado os organizadores a realizá-lo.  Em 2020, a Campus Party passa a ser online e com transmissões ao vivo. Com debates variadíssimos, apresentados em diferentes palcos, esta edição traz o tema Resetando a web (Reboot the web) e convida personas como Tim Berners-Lee, inventor do protocolo World Wild Web e Edward Snowden, analista de sistemas que publicizou questões de vigilância controladas pela NSA americana. Os encontros realizados no palco global “Reboot the World” terá traduções simultâneas para o português. 

Com a proposta de “Call for Ideas”, o evento estimula que os debates sejam vistos como propulsores de ideias para transformar a realidade. No Brasil, haverá três pólos de atração, um deles é o Green Deal ou Energia Limpa e Sustentável, ao qual a Casa Criatura é convidada a falar no encontro “Colaboração, design e a tecnologia para a ajudar a combater a pandemia do covid-19 em Olinda” que acontecerá amanhã, 9, a partir das 18h. Interessadxs devem se inscrever no evento e podem acessar este link

Debate sobre Colaboração, design e a tecnologia para ajudar a combater a pandemia do covid-19 em Olinda

Muitos foram os problemas criados pela pandemia da COVID-19, escassez de equipamento de proteção individual, alto índice de profissionais de saúde contaminados, indústrias fechadas ou com capacidade de produção reduzida.

Foi nesse contexto que agentes da economia criativa do Sítio Histórico de Olinda, dentre eles arquitetos, designers, artistas e maker’s, decidiram colaborar na missão de desenvolver, fabricar e distribuir protetores faciais (Face Shields) para profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate a pandemia. E é sobre ações como essas, e sobre a importância do movimento maker no combate ao COVID19 que Isac Filho (Casa Criatura), Juliana Rabello (Souvenir Digital) e Rafael Oliveira(Coletivo 3D) irão conversar.  Fonte original deste texto: Campus Party

Quem participará deste debate:

Juliana Rabelo
Arquiteta e especialista em tecnologias do design.
Arquiteta de formação e  especialista em tecnologias do design. Nos últimos 5 anos, mergulhou no universo da fabricação digital e está à frente da Souvenir Digital, empreendimento cujo foco é desenvolver produtos de design que fazem referência aos patrimônios culturais materiais das cidades, reforçando a história e a memória destes lugares.

Isac Filho
Arquiteto , designer e digital maker.
Arquiteto de formação, designer de profissão, digital maker por intuição. São 10 anos dedicados ao desenvolvimento de projetos em diferentes escalas, que vão de projetos de aeroportos, desfile de moda à design de mobiliário. Atualmente coordena a Casa Criatura, ambiente de co-criação e inovação localizado no Sítio Histórico de Olinda.

Rafael Oliveira
Maker e entusiasta do design e impressão em 3D
Formado em Sistemas de Informação, é entusiasta e presta  serviços de design e impressão em 3d. É co-criador e CEO do Laboratório de fabricação digital Coletivo3D, o primeiro laboratório de Fabricação digital da cidade de Olinda. Atualmente é uma das organizações que faz parte do co-working na Casa Criatura.