Criatura participa do DOTS 2020: The Impact Summit

Criatura participa do DOTS 2020: The Impact Summit

A Global Innovation Gathering (GIG) realiza a segunda edição do DOTS: The Impact Summit e convida a Casa Criatura para fazer parte da programação. O evento acontecerá pela Internet, entre os dias 10 e 11 de dezembro. A entrada é gratuita. Inscrições abertas no site da GIG.


A GIG realiza esta semana a segunda edição do DOTS. A primeira edição aconteceu em Nakuru, no Quênia, em 2019. O evento, construído para pensar em soluções de tecnologia e de código aberto,  abordou em sua primeira edição temas como mudança climática, desigualdades econômicas e crises políticas. Esses temas apresentaram-se como desafios a serem superados pela comunidade maker entre outras iniciativas que fazem uso da tecnologia para apresentar soluções viáveis, por meio de uma perspectiva sustentável. A programação de 2019 buscou trabalhar na proposição de projetos e soluções colaborativas para lidar com problemas sistêmicos em diferentes partes do mundo.

A  crise sanitária provocada pela pandemia do covid-19 não permitiu fazer um encontro presencial. A edição deste ano será realizada na Internet, entre os dias 10 a 11 de dezembro, com uma programação aberta e gratuita. O evento deste ano reunirá laboratórios de inovação e tecnologias abertas de diferentes partes do mundo: Nepal Communitere, do Nepal; #ASKnet community, de Uganda; Africa Law Tech Association, de Nairobi, Honf Foundation, da Indonésia; além da Casa Criatura, de Olinda.

O DOTS 2020 apresenta uma diversidade de temas e busca convidar iniciativas relacionadas a laboratórios de fabricação digital, comunidades maker,  espaços criativos, projetos educativos, projetos de tecnologia voltados a comunidades, entusiastas e formuladoras de projetos e políticas de tecnologias de código aberto ou qualquer interessada no tema tecnologia guiada por resultados.

O encontro também apresenta atividades inusitadas como uma sessão matinal de pilates, karaokês e almoços interativos que ocorrerão entre papos e sessões sobre ciência aberta  (open science), conhecimento aberto para soluções voltadas à saúde e ao bem estar, narrativas de dados, alternativas seguras à migração irregular e tecnologias emancipatórias (emancipatory technology),  dentre outras temáticas apontadas na programação do evento.

DOTS 2019: Impact Summit realizado em Nakuru, Quênia. Foto da Global Innovation Gathering.

A Casa Criatura foi convidada a participar do DOTS2020

A parceria com a GIG surgiu ainda no começo de 2020, quando a Casa Criatura sediou o evento Careables Latin America. Desde então, a relação com a rede só se fortaleceu.

Quando a epidemia do covid-19 afetou a cidade de Olinda, a Criatura buscou levar adiante todas as ideias surgidas naquele encontro. Isso permitiu envolver as pessoas e diferentes iniciativas estabelecidas na Casa para lidar com emergência em saúde.  A crise trouxe a necessidade de formular soluções para o enfrentamento da epidemia e isto ocorreu por meio da fabricação digital de equipamentos de proteção individual (EPIs), que naquele momento estava em falta no mercado. 

A emergência foi um estímulo para co-criar soluções de baixo custo. A crise sanitária não afetava apenas a comunidade no entorno, mas também a própria Casa. Precisávamos garantir a permanência do espaço e propor uma oportunidade sustentável para o resto das iniciativas parceiras, que tiveram suas atividades interrompidas pelo coronavírus.

Isac Filho

Deste modo, a Casa Criatura foi convidada a participar do evento online para compartilhar suas experiências sobre como foi lidar com os problemas decorridos da covid-19 e como conseguiu superá-los, num momento de incertezas econômicas e sociais no Brasil. O DOTS apresentará duas sessões em que este tema será abordado:

Espaços de Inovação em modo de resposta à crise, no dia 10 de dez. 2020
(Innovation hubs in crisis response mode)

Espaços de inovação e comunidades de tecnologia em todo o mundo reagiram à pandemia Covid-19 fornecendo diferentes modos de apoio às comunidades locais. Nesta sessão, os membros do GIG compartilharão suas experiências em resposta à crise, como foi a mudança para a produção de EPI em seus makerspaces. As iniciativas compartilharão como suas ações estão apoiando diferentes tipos de comunidades – desde minorias indígenas a crianças em idade escolar – por meio de seu trabalho. Quais foram os maiores desafios? Como foi manter as comunidades engajadas e quais das atividades realizadas naquele momento continuarão após a covid? Estas são algumas das questões a serem abordadas na discussão.

Convidadas: Gabriela Augustine, Saad Chinoy, Obasegun Ayodele, Ricardo Ruiz Freire e Jaiksana Soro.
Horário: 12pm CET ou às 8h no horário local.

Saúde global de código aberto: como você pode apoiar às comunidade no entorno do sua iniciativa, por meio do Careables, no dia 11 dez. 2020
(Global Open Source Health Care: How can you support the Community around your Hub with Careables)

Nos últimos três anos, a Rede Global de Inovação vem construindo uma rede internacional para soluções abertas de saúde chamada Careables.org, que busca criar dispositivos voltados à saúde e ao bem estar com comunidades makers  em todo o mundo. A apresentação fala como surgiu o Careables, como as iniciativas GIG contribuíram para o projeto e como a abordagem colaborou para a eficácia na resposta de soluções. Serão compartilhadas experiências e apresentadas ferramentas que a comunidade maker pode usar  para iniciar programas de tecnologia assistiva que valorizam a co-criação e o compartilhamento de conhecimento. “Nós convidamos você a se juntar à iniciativa global para propor soluções para a saúde e melhorar a vida das pessoas em sua comunidade local.”

Convidadas: Jorge Appiah, Georgia Nicolau, Bahar Kumar, Ricardo Ruiz Freire
Horário: 13 pm CET ou às 9h no horário local. 

Inscrição no DOTS 2020: 

Os painéis e workshops acontecerão em salas no Zoom (caso não tenha, você precisa instalá-lo). Algumas apresentações serão transmitidas no canal do Youtube

O evento busca coletar ideias e co-criar soluções em rede para o desenvolvimento de projetos. Para isso, o DOTS organizou um quadro interativo no Miro, onde as pessoas poderão colaborar e contribuir com suas ideias. Entre e navegue nesse universo! 

Os idiomas permitidos nos painéis e demais atividades serão o inglês o espanhol. 

Para fazer parte do encontro, você deve fazer sua inscrição. O evento é gratuito. 

A gente se encontra no DOTS 2020, marca aí na tua agenda!

PortugueseArabicSwahiliChinese (Simplified)SpanishEnglish