A primeira edição do Lab Tempestade Olinda recebeu 71 inscrições de 12 cidades da região Metropolitana do Recife e destaca a urgência da discussão sobre o clima.
Lançado no dia 18 de março na Casa Criatura e com o tempo de inscrições de apenas duas semanas, a chamada pública do Laboratório de Ações Climáticas em Olinda teve 71 inscrições de 50 localidades da região metropolitana do Recife. O resultado foi uma grata surpresa aos organizadores da iniciativa:
Estamos felizes em anunciar que recebemos 71 inscrições, provenientes de 50 localidades da região metropolitana do Recife, com um recorte étnico e de gênero tão representativo. Isso nos motiva a avançar para a próxima fase do laboratório: a prototipação – Rayane Aguiar, coordenadora do Lab Tempestade em Olinda.
A ação de divulgação do Lab Tempestade Olinda foi ampla e engajada, envolvendo uma mobilização ativa em grupos de discussão e atuação sobre causas sociais e ambientais, além de chamadas na mídia local. O evento de lançamento do laboratório foi um sucesso, contando com mais de 80 participantes e representantes da sociedade civil e da esfera pública, servindo como um termômetro para o resultado da chamada pública e indicando a forte adesão e interesse na iniciativa.
O Instituto Procomum, um dos responsáveis por esta iniciativa, apresenta com alegria o resultado da chamada pública, sua primeira ação em Pernambuco:
É nossa primeira chamada pública em um território localizado em outro estado e conseguimos reunir um grupo diverso com altíssimo potencial de troca criativa e disposto a criar soluções em conjunto e promover o comum através de suas ideias e iniciativas”, destacou a equipe.
Lab Tempestade Olinda: uma experiência única de imersão para desenvolver soluções climáticas criativas
Nos dias 14 e 15 de abril, a Casa Criatura será transformada em um laboratório criativo e aberto para a primeira edição do Lab Tempestade Olinda, que reunirá pessoas diversas, dentre elas líderes, ativistas, educadoras populares, artistas, arquitetas, estudantes de serviço social e geografia, biólogas, engenheiras, cicloativistas, professoras, profissionais de TI e muitos outras para colaborar no desenvolvimento de soluções climáticas inovadoras.
Conheça as pessoas selecionadas na primeira edição do Lab Tempestade Olinda:
- Carol Canuto – Coque, Recife.
- Ciro Henrique Santos da Silva – Vila Popular, Olinda.
- Cleo Nascimento – Piedade, Jaboatão dos Guararapes.
- Dálethe Melissa Bezerra Florêncio – Muribara, São Lourenço da Mata.
- Daniel Guedes – Carmo, Olinda.
- Débora Paixão – Maranguape 1, Paulista.
- Dyego da Silva Digiandomenico – Bela Vista, Recife.
- Esdras Silva – Boa Viagem, Recife.
- Estevão Henrique dos Santos Macena Souza – Jardim Fragoso, Olinda
- Flacinete Duarte – Salgadinho, Olinda
- Gabriela Feitosa – Campo Grande, Recife.
- Gil Acauã – Alto da Conquista, Olinda.
- Havana Diogo Alves Andrade – Zumbi, Recife.
- Jhenifer – Boa Vista, Recife.
- João Paulo Gomes de Oliveira – Várzea, Recife.
- Joice Paixão – Várzea, Recife.
- Joyce Arai – Várzea, Recife.
- Julia Santana – Alto da Maternidade, Moreno.
- Kadu Tapuya – Vila Operária, Escada.
- Maria Clara Alexandre de Araújo – Destilaria, Cabo de Santo Agostinho.
- Nathalia Mesquita Soares de Araújo – Rio Doce, Olinda.
- Raama Bárbara Crevelande de Santana – Guadalupe, Olinda.
- Rafael Campos Rangel – Rosarinho, Recife.
- Rayana Burgos – Campo Grande, Recife.
- Renato Zerbinato – Praia de Tamandaré, Tamandaré.
- Túlio Seabra – Cohab/Ibura, Recife.
- Ture – Linha do Tiro, Recife.
- Veranice Maria – Bonsucesso, Olinda.
- Vitória Passos – Boa Viagem, Recife.
- Winston Spencer – Casa Amarela, Recife.
Cada participante receberá uma bolsa de R$ 400 e ajuda de custo para transporte e alimentação em todas as atividades presenciais. As equipes terão acompanhamento técnico e apoio financeiro para compra de materiais, visando o desenvolvimento de seus protótipos. Os resultados finais serão apresentados no evento final que ocorrerá em 6 de maio, também na Casa Criatura.As atividades acontecerão na sede da Casa Criatura, localizada na Rua de São Bento, 344, no Carmo, em Olinda.
As atividades no dia 14/04 acontecerão das 14h às 18h e no dia 15/04, das 9h às 17h.
Dúvidas? Basta entrar em contato pelos emails e telefone:
Marina Paes (Santos/SP) – marinapaes@procomum.org
(11) 984208285
Rayane Aguiar (Recife/PE) – raguiar87@gmail.com
(81) 99259-1994
—
Essa é uma iniciativa do Instituto Procomum, Casa Criatura e da Global Innovation Gathering e conta com o apoio da fundação alemã Nord-Süd-Brücken e do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha. Para saber mais, acesse aqui.