Campanha #tedoucobertura doa mais de 100 kits de EPIs

Talent Language Solutions e a Casa Criatura estão juntas para dar cobertura às pessoas que estão lidando cara a cara com a covid-19

A Talent é uma startup criada em 2017 que atua no mercado de idiomas com serviços personalizados. Neste ano, a empresa criou um comitê de responsabilidade social para pensar e promover ações solidárias. A primeira ação social do grupo foi a realização de aulas gratuitas de inglês a meninas e jovens mulheres do Compaz, vinculada à prefeitura do Recife. Com o isolamento social, o projeto foi interrompido. Mas isso não impediu do comitê pensar em outras iniciativas solidárias. Foi aí que chegou a idéia de promover a campanha #TeDouCobertura. 

Carina Morgado, integrante do núcleo de responsabilidade social da Talent, explica que a ideia surgiu logo após as primeiras medidas de isolamento social no Brasil, quando houve uma ampla divulgação da falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde. O grupo percebeu que houve uma reação relativamente rápida da sociedade e das instituições para fornecer os EPIs a estes profissionais, mas que a sua distribuição não ocorreu de forma equânime e grupos menos privilegiados acabaram não recebendo tais equipamentos. “Alguns grupos de profissionais,  como auxiliares de enfermagem entre outros que atuam no ambiente hospitalar, não foram priorizados no recebimento dos EPIs”. Esse fato levou a Talent a pensar em como ajudar grupos de pessoas que atuam com serviços essenciais mas que são invisibilizadas socialmente, como as (os) profissionais que atuam em iniciativas de caridade voltadas aos moradores de rua ou as (os) profissionais de saúde localizadas no interior do estado. A ação #tedoucobertura veio da vontade de dar apoio às pessoas neste contexto de pandemia e, que ao mesmo tempo, atuasse como uma iniciativa de participação ativa e com viés colaborativo, provocado pelo movimento mundial de combate à epidemia.  

O grupo partiu em busca de organizações que trabalhassem com a fabricação dos EPIs e, por acaso, chegou na Casa Criatura. Carina relata como foi que a Talent chegou à Casa Criatura:

 “Alguém me falou da Casa Criatura e eu guardei essa informação no cantinho da minha memória. (…) liguei para a Casa Criatura e falei com Isac, expliquei o nosso desejo de distribuir os EPIs e descobrimos que a Casa Criatura estava fabricando os equipamentos de proteção para destinar aos profissionais de saúde. Queríamos fazer o mesmo, mas também destinar os EPIs às pessoas que estavam prestando algum serviço essencial. Então [a nossa relação] casou muito direitinho, porque a mentalidade da Casa Criatura é de inovação, de criatividade, de solução, de alegria, de vontade de ajudar. (…) Tem um frescor e uma vibe muito legal que estávamos a fim de encontrar. E encontramos!”

A Campanha Cuidando de Quem Cuida, realizada pela Casa Criatura em meados de março, inspirou a Talent a criar a sua própria campanha. E desse primeiro contato surgiu uma parceria sólida. Além de fabricar os EPIs para a Campanha #TeDouCobertura, a Casa Criatura também deu todo apoio na formulação e comunicação da iniciativa, com a produção do material gráfico e audiovisual da iniciativa.  

A Talent vem arrecadando, por meio de uma taxa simbólica de matrícula, a “Adesão Solidária”, os recursos necessários para viabilizar a produção dos kits de proteção. Cada kit de EPI possui um abridor de porta, uma máscara de tecido e um protetor facial em acrílico (faceshield). A meta de distribuição da campanha é chegar à doação de até 200 kits, no mês de julho. Até o momento, já foram produzidos 110 kits. Neste final de semana, houve entrega de 55 kits ao município de Alagoinha, 45 kits para o município de Pedra e 10 kits foram doados para a Escola de Teatro Fiandeiros. 


Ficou interessada (o) em ajudar esta iniciativa? Então, que tal aprender um novo idioma, conhecer uma gente bacana e contribuir com uma taxa de adesão solidária? Perde tempo não, segue a @talentlanguagesolutions e acompanhe todas as novidades e ações dessa incrível escola de afetos. Para saber mais, acesse: http://talentls.com.br/

Sobre a Talent Language Solutions

A Talent é uma “alfaiataria linguística com aulas feitas sob medida”, que procura personalizar o ensino de idiomas conforme as necessidades de cada estudante. A empresa possui uma postura ativa que busca apresentar soluções para cada desafio. A startup surgiu em 2017 e foi uma das iniciativas que aderiu à campanha #nãodemita, emplacada no início das medidas restritivas e de isolamento social no Brasil, provocada pela covid-19. Esta campanha envolveu empresas de diferentes setores, dentre elas o César do Porto Digital, para debater e defender um modelo de mercado mais consciente, desencorajando a demissão em massa provocada pela crise sanitária e econômica.  A Talent, além de aderir à campanha, reorientou seus serviços e está com uma proposta de aulas remotas e on-lines.