Costureiras e costureiros contra a covid-19

Casa Criatura e a Trama Inventiva mobilizam costureiras (os) e cooperativas de costuras para formar um grupo de discussão e trabalho online

Em junho (25), a Casa Criatura participou do encontro global “Careables Global Meeting”, promovido pela Global Innovation Gathering (GIG). Entre os diversos grupos formados para debater questões pertinentes ao papel dos makerspaces no enfrentamento da covid-19 em suas cidades, ficou a instigante motivação de pensarmos o papel e a importância de quem está na linha de frente da produção de máscaras em tecido para a proteção geral da população.

Com o passar dos meses e após o resultado de algumas pesquisas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou o seu protocolo de segurança e incorporou o uso de máscaras de tecido como medida obrigatória de proteção para evitar o contágio comunitário. Raama Bárbara, integrante da Casa Criatura e idealizadora da Trama Inventiva, iniciativa que atua com soluções criativas e artesanais para confecção de artigos ecológicos, utilitários e acessórios para o auto-cuidado e a saúde holística, passou a cooperar na prototipagem e criação de equipamentos de proteção individual, com a fabricação de máscaras em tecido.

O momento é de protagonismo e as pessoas que estão à frente na criação de equipamentos de proteção individual têm papel fundamental para combater a epidemia. Em conversa, Raama fala que a atividade de costura no Brasil ainda não é valorizada como deveria. A atividade está ligada a uma forte tradição familiar, cujo ensinamento é passado de avós para netas ou de mães para filhas e, assim, sucessivamente:

No Brasil existem muitas costureiras populares cujo conhecimento é passado de geração em geração. Eu mesma aprendi com minha avó. (…) Aprendemos num contexto familiar que, muitas vezes, nem é valorizado

O Projeto de Lei – PL2.081/2020  – acrescentou um dispositivo na lei sobre as medidas para enfrentamento do coronavírus (Lei 13.979, de 2020) para que o poder público, em conjunto com associações produtoras ou artesãs, pudesse identificar e estimular costureiras, individuais, autônomas, associadas ou cooperadas, com o fim de promover a confecção de máscaras artesanais para proteção da população brasileira contra a covid-19. Segundo esse PL, a produção e comercialização de máscaras artesanais, inclusive a compra de insumos, ficaria isenta de quaisquer impostos e taxas federais, durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo 6, de 2020 (BRASIL). O trabalho desenvolvido, em sua maioria por mulheres, deveria ser reconhecido, valorizado e remunerado. Contudo,  o que se constata ainda são iniciativas privadas estimuladas pelo louvável desejo de ajudar o próximo, mas que muitas vezes carece de um conhecimento técnico que padronize e garanta a qualidade e eficácia dos produtos, o que impacta diretamente na saúde das pessoas. 

A demanda para aquisição de máscaras de tecido no Brasil aumentou, mas a condição de trabalho das costureiras ainda é de precarização. Estas mulheres, muitas vezes, não possuem apoio financeiro nem oportunidades de capacitação para aprimorar seus produtos. Raama Bárbara defende que isto precisa ser questionado e melhorado. Partindo dessa inquietação, a Casa Criatura pensou que mobilizar e reunir costureiras autônomas e cooperativas locais de costura poderia ser uma boa oportunidade para debater novas formas de produção que consigam alcançar a eficácia desejada para estes produtos. Deste modo, foi criado um grupo no whatsapp para conversar com essas pessoas e trocar conhecimentos, promover o debate e colocar a Casa Criatura à disposição para ajudar a divulgar os trabalhos desta linha de frente. O nosso espaço dispõe de um laboratório de criação com impressora em 3D e máquina de corte a laser. O uso deste maquinário pode ajudar a otimizar os cortes dos moldes das máscaras e, assim, garantir maior eficiência à linha de produção destas pessoas ou iniciativas. 

Ficou interessada (o) em somar e fazer parte deste grupo? Basta acessar o link e apresentar-se por lá. Estamos abertas à troca de conhecimentos e toda colaboração ou forma de ajudar nesse momento será muito bem-vinda.

3ª Edição da série Cuidando de Quem Cuida, com relato de Raama Bárbara

A Casa Criatura, junto com a colaboração de diversos parceiros como a Trama Inventiva, Careables, Global Innovation Gatthering (GIG), tem participado do Desafio Mozilla contra a covid-19, uma iniciativa da Fundação Mozilla para engajar projetos criativos e de código aberto que apresentem soluções de combate à epidemia. Saiba mais aqui.