Casa Criatura é uma das selecionadas no edital da Re-Farm Cria!

Casa Criatura é uma das selecionadas no edital da Re-Farm Cria!

A Farm, junto ao Instituto Precisa Saber, criaram uma chamada pública para jovens potências criativas intitulada RE-FARM CRIA. A iniciativa é voltada aos territórios criativos de periferias do Rio de Janeiro e de demais capitais do Brasil e tem o objetivo de apoiar projetos coletivos, pessoas e organizações sem fins lucrativos

A chamada pública criada pela marca Farm e o Instituto Precisa Saber busca fomentar projetos em quatro eixos de atuação: moda, criatividade, educação e equidade. Na sua primeira chamada, foram inscritas 328 propostas das quais 80 foram selecionadas: 50 projetos do Rio de Janeiro e 30 em demais capitais do Brasil. É com alegria que anunciamos que a Casa Criatura é uma das iniciativas que serão apoiadas pelo RE-FARM CRIA! Em breve, lançaremos as atividades da nossa CRIATURA QUEER!

Saiba mais sobre a proposta da marca de moda carioca:

Criatura Queer chega para fortalecer a cena cultural e artística LGBTQUIA+

A Casa Criatura aprovou a proposta CRIATURA QUEER, inscrita na categoria equidade do edital. A ideia foi concebida e será coordenada por Ray Moniz e terá direção conjunta de Patrícia Luna.  Com isso, a Casa Criatura deve realizar 3 minicursos, com duração de 4h, cujos temas serão Moda & Tecnologia, Discotecagem e Produção de Eventos. Estão previstos também encontros culturais com a cena artística e plural LGBTQUIA+. 

O projeto acontecerá na Casa Criatura, uma casa localizada no Sítio Histórico que explora o potencial de desenvolvimento econômico e social a partir de arranjos produtivos locais contemporâneos. O projeto acontecerá em três encontros, nos quais ocorrerão mini cursos nas áreas de Produção de eventos, Discotecagem e Moda e Tecnologia. Após os mini cursos, ocorrerão o “after Delx” com apresentações culturais de artistas locais LGBTQIA+. Neste after Delx, CRIATURA QUEER abrirá suas portas para recepcionar o público LGBTQUIA+, empresárias(os), autoridades locais e sociedade civil para mostrar a potência de mobilização e de execução do público alvo do projeto.

Projeto aprovado pelo edital Re-Farm Cria.

As ações devem iniciar ainda em junho, mês mundialmente conhecido por celebrar o orgulho e visibilidade queer. O dia mundial do orgulho gay foi um episódio ocorrido em Nova York (EUA), no dia 28 de junho de 1969, quando pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, bar famoso e circuito da comunidade LGBTQUIA+ de Nova Iorque reagiram às intimidações da polícia que eram realizadas ali com frequência. As respostas local contra as perseguições e violência policial são consideradas como o evento mais importante que levou ao movimento moderno de libertação gay e à luta pelos direitos da comunidade LGBT+ no país. No ano seguinte, foi realizada a 1ª parada do orgulho LGBT, ocorrida no dia 1º de julho de 1970. Atualmente, as Paradas do Orgulho acontecem em muitos países do mundo e em várias cidades do Brasil ao longo do ano. 

A Casa Criatura fortalece o compromisso de valorizar a cultura e as expressões do movimento LGBTQUIA+🏳️‍🌈. Fica de olho por aqui e em nossas redes sociais, que logo teremos mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PortugueseSpanishFrenchEnglishItalian