Casa Criatura promove bate-papo sobre fotografia

A Casa Criatura  promove a exposição Simbólicos, com obras do fotógrafo e artista Bruno Carvalho, e convida artistas locais para falar sobre o tema “cidades, fotografias e memórias”,  em comemoração ao dia mundial da fotografia.

Em comemoração ao dia mundial da fotografia, a Casa Criatura apresenta a exposição Simbólicos em galeria online, com obras do artista e fotógrafo Bruno Carvalho. Com curadoria de Raama Bárbara, Simbólicos traz um retrato sensível dos lugares e das pessoas. 

Natural do Rio de Janeiro, Bruno Carvalho começou na fotografia em 2007, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Ao longo da sua trajetória profissional, desenvolveu trabalhos de fotografia para projetos de arquitetura e design de interiores, com a MCA Estúdio.  Formou-se em Filosofia pela Universidade Federal Fluminense e, a partir disso, seus trabalhos passaram a apresentar o seu lado mais reflexivo, com um projeto autoral que instiga o olhar sobre a cidade, as pessoas e suas narrativas. Para Raama Bárbara, curadora da exposição, Simbólicos reúne obras que revelam um olhar sensível e permanente sobre os sujeitos, com sólidos ensaios sobre o cotidiano: 

A série Simbólicos é um continuum, uma sequência de acontecimentos que se interconectam gerando uma narrativa positiva (…) O cotidiano é revelado em cenas singulares que surgem para os olhos como possibilidades ímpares de experimentar sensações (…) A criação das obras é extremamente intuitiva e muitas vezes por pura necessidade, elas mesmas pedem para nascer.

A Fotografia tem o papel de comunicar e fala por imagens. O seu advento quebrou paradigmas. O poder de arquivar momentos ou de  registrar uma “memória” é o que a tornou em “arte do olhar”. E para comemorar o dia mundial da fotografia, a Casa Criatura convidou artistas e fotógrafos locais para falar do tema “Cidades, Fotografias e Memórias”. O debate online acontecerá  no dia 19 de agosto, às 20h, com transmissão pelo jitsi. Para o encontro, foram convidadas Lua Melo, designer, artista e produtora de conteúdo da Recife Ordinário, atua com projetos de Colagem Digital em Recife, mesclando cenas do cotidiano com obras de arte antigas; Hugo Muniz,  artista olindense, que retrata a paisagem e revoca o sensível sobre o marginalizado, seu trabalho é um convite à memória dos lugares e das pessoas; e Maura Laura Pires, arquiteta e urbanista, idealizadora do projeto “Prédios do Recife” e desde 2016 dedica o seu trabalho ao registro do patrimônio moderno no Recife. 

O debate terá mediação de Isac Filho, arquiteto e coordenador no laboratório de criação da Casa Criatura. Esperamos te ver por lá, nesse encontro de olhares!  Veja a exposição Simbólicos na íntegra aqui


Encontro Simbólicos: Cidades, Fotografias e Memórias
Pessoas convidadas: Bruno Carvalho, Hugo Muniz, Lua Melo e Maria Laura Pires
Bate-papo no https://meet.jit.si/casacriatura
A partir das 20h. Mediação de Isac Filho.