Centro Cultural Coco de Umbigada recebe doação de EPIs

A Casa Criatura faz doação de protetor facial ao Centro Cultural Coco de Umbigada, responsável pela Sambada de Coco do Guadalupe, festa tradicional do sítio histórico de Olinda.

A Casa Criatura doa 20 protetores faciais para o Centro Cultural Coco de Umbigada. Mãe Beth de Oxum,  coordenadora do Centro Cultural, organiza e produz a Sambada de Coco do Guadalupe, festa tradicional do sítio histórico de Olinda que acontece há 21 anos. O brinquedo faz a alegria para quem não perde a oportunidade de dançar o coco de roda, só para dar uma umbigada. Mas esse ano foi diferente.  

Beth de Oxum é uma figura importante na cena artística olindense e na política cultural do estado de Pernambuco. Artista e produtora da sambada, Mãe Beth abre o código da sua própria criação e permite que a festa seja feita por qualquer um e, principalmente, pela própria vizinhança. A sambada é um evento que alimenta a economia local e fortalece  a cultura tradicional e popular presente no sítio histórico de Olinda. A festa é um palco para o diálogo e tem se colocado como amplificador no trato de temas delicados como o racismo, a intolerância religiosa, a homofobia e a violência contra as mulheres. A sambada é uma alegria combativa, que aponta as injustiças mas reforça mensagens de paz e de fraternidade, pois Beth acredita na potência dos territórios e enxerga na Cultura um elemento de transformação social. 

Mesmo com a crise sanitária, que afetou sobremaneira o setor cultural e artístico, o Centro Cultural Coco de Umbigada não parou um só minuto. A sambada foi interrompida, mas Mãe Beth de Oxum tem participado de muitos eventos e encontros onlines, o que exige ter uma infraestrutura e equipe mínima de produção de eventos para dar-lhe suporte.

Poder colaborar, de alguma forma, com as iniciativas do Coco de Umbigada é um alento nesse momento tão difícil. Nós, da Casa Criatura, resolvemos doar os equipamentos de proteção individual para a sua equipe.  Como bem fala a nossa querida amiga e parceira, a Cultura é algo que precisa estar bem protegido… porque ela alimenta a nossa alma! Todo apoio à Beth de Oxum e às suas iniciativas, porque suas ações alimentam nossas esperanças.  Esta iniciativa conta com a parceria da organização Careables e é apoiada pela Fundação Mozilla.