O Projeto Careables Casa Criatura foi inscrito e aprovado pelo Programa de Suporte a Iniciativas Open Source da Fundação Mozilla. Foram três meses desafiadores e de muito aprendizado no combate à epidemia da Covid-19. Os resultados foram surpreendentes.
Ano de desafios, 2020. O que seria o fim de uma década senão o começo de uma outra para repensar o modelo do mundo sustentável que queremos? No final de dezembro, o surto do vírus identificado como SARS-Cov-2 em Wuhan, na China, eclodiu como a pandemia da COVID-19. Logo após o período carnavalesco, Pernambuco teve as primeiras confirmações de pessoas infectadas pela doença disseminada e transmitida de pessoa à pessoa. Não demorou muito e o estado de Pernambuco enfrentava uma das maiores crises sanitárias vividas. Foram decretadas medidas restritivas de isolamento social, determinando que estabelecimentos de serviços não essenciais fossem fechados até o controle da crise. A Casa Criatura, que funcionava como um espaço de co-trabalho e reunia diversas iniciativas do setor criativo, além de realizar eventos na própria casa, teve que interromper suas atividades rotineiras.
A emergência em saúde apresenta à Casa Criatura o seu poder de resiliência
Coincidentemente, iniciou-se em dezembro de 2019 a participação da Casa Criatura no projeto Careables.org, uma plataforma onde recebedores de cuidados, profissionais de saúde e fabricantes digitais unem forças para co-criar soluções sob medida projetadas para atender melhor às necessidades de pacientes.Este projeto recebeu financiamento do programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia, sob o acordo de subvenção nº 780298. Foi uma parceria com o Instituto Procomum (SP) e com a Global Innovation Gathering – GIG, uma organização que fomenta inovadores sociais e empreendedores em mais de 140 países. Como primeira ação, no mês de fevereiro a Casa Criatura recepcionou o evento Careables Latin America. O evento reuniu pensadoras(es), tecnólogas(os), representações governamentais e makers para debater a inovação tecnológica voltada ao cuidado e à saúde. O encontro, ocorrido às vésperas do carnaval, recebeu cerca de 50 pessoas, dentre elas representantes da Secretaria de Saúde e da Prefeitura de Olinda. Foi um encontro que deu “match”. Firmou-se parceria entre a Casa Criatura e a diversas organizações privadas e públicas que se caracterizavam como iniciativas abertas e inclusivas de assistência em saúde para cidadãos, com base na fabricação digital, distribuída e produção colaborativa.
Encontro Careables Latin America em Olinda, em fev. de 2020. Evento promovido pela Careables. Foto de Rosttand Costa. Evento promovido pela Careables. Foto de Rosttand Costa.
Esta parceria internacional trouxe a urgência, mesmo antes da epidemia chegar ao Brasil, de laboratórios de inovação atuarem na linha de frente de combate à epidemia da COVID-19. Esse desejo e redirecionamento mostrou à organização que, além de criativa, ela era resiliente. Ao lidar com a questão, a Casa Criatura não recuou. Soube aproveitar o momento e o potencial do seu hub criativo para gerar mecanismos de proteção à doença. A apropriação da Casa Criatura enquanto espaço voltado à fabricação digital de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o seu engajamento para doar e atender a demanda local, tem levado o público a reconhecer o seu trabalho. Em um curto tempo de atuação neste setor, pessoas têm se aproximado para firmar parcerias e contratar os serviços e produtos de fabricação digital de equipamentos de proteção individual, dos quais muitos foram doados a unidades de saúde, organizações beneficentes e à profissionais que atuam nos serviços classificados como essenciais.
Doação de EPIs ao setor de saúde. Comercialização de EPIs ao setor do comércio. Parceria com a Secretaria de Saúde da Cidade de Olinda. Doações de EPIs às unidades de saúde do município. Foto de Rosttand Costa.
Inscrição do projeto Careables Casa Criatura na convocatória promovida pela Fundação Mozilla
Tomada pelo desejo de ser protagonista no enfrentamento à epidemia, a Casa inscreveu o projeto Careables Casa Criatura na Convocatória do Programa de Suporte a Iniciativas de Código Aberto (MOSS, na sigla em inglês) da Fundação Mozilla. A Mozilla é uma empresa de tecnologia preocupada com a construção de uma internet acessível, segura e aberta. Ao longo da sua trajetória, tem promovido e apoiado projetos voltados a este propósito, pois acredita que a internet é um recurso público global que deve permanecer aberto e acessível. Com a crise mundial, provocada pela pandemia, o programa de apoio da fundação redirecionou o seu foco a iniciativas tecnológicas que viessem combater ou mitigar os efeitos provocados pela doença. Em apenas dois meses, após o lançamento da sua convocatória, a organização recebeu cerca de 163 projetos, provenientes de 30 países. Das propostas apresentadas, o programa escolheu três iniciativas para apoiar financeiramente, dentre elas a da Casa Criatura. Também foram contempladas pelo programa a ação Open Food Network, uma plataforma de código aberto para que produtores de alimentos possam vender online direto a seus consumidores, contribuindo para uma economia de agricultura familiar resiliente. E a terceira iniciativa contemplada pelo programa foi a OpenMRS, um plataforma de código aberto de sistema eletrônico de registro médico, escalonável, orientado ao usuário e que atualmente é usada para gerenciar mais de 12,6 milhões de pacientes em mais de 5.500 unidades de saúde em 64 países.
Maquinário chega na Casa Criatura, em Olinda. Foto de Rosttand Costa. Maquinário na Casa Criatura. Foto de Rosttand Costa. Maquinário na Casa Criatura. Foto de Rosttand Costa.
A Casa Criatura aceita o Desafio Mozilla
A parceria firmada com a Fundação Mozilla trouxe um desafio: produzir 7 mil face shields (protetores faciais em acrílico) e destinar uma parte desta produção à doação, além de criar uma caixa aerossol de código aberto para ser utilizada nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) , em qualquer parte do mundo. Foram três meses de muito trabalho, articulação, pesquisa, ajustes e bons resultados. Graças ao incentivo, foi possível adquirir o próprio maquinário e, com a estrutura própria e uma linha de produção encorpada, o laboratório de fabricação digital contou com a participação das iniciativas parceiras e uma ação de tutoria envolvendo jovens aprendizes. Não demorou para o laboratório bater a meta de produção de EPIs, chegando ao marco de produção de 1.500 face shields na semana. Houveram ajustes nos desenhos e na metodologia de trabalho, o que garantiu uma maior celeridade ao processo.
Equipe que atua no laboratório da Casa Criatura. Foto de Rosttand Costa. Equipe que atua no laboratório da Casa Criatura. Foto de Rosttand Costa. As mulheres à frente do laboratório de criação da Casa Criatura Equipe que atua no laboratório da Casa Criatura. Foto de Rosttand Costa. Equipe da Casa Criatura. Foto de Rosttand Costa.
O Desafio Mozilla Careables Casa Criatura conseguiu atender a um público diverso. Doou equipamentos de proteção individual à comunidade local e à Secretaria de Saúde da cidade de Olinda; às Distritais de Saúde Indígenas de Pernambuco e Potiguar, além de destinar kits de proteção e o seu modelo de caixa aerossol à Hospitais Públicos da cidade do Recife e do interior do Estado, cujos recursos em saúde são escassos e de difícil acesso:
- Doações de protetores faciais ao Centro Cultural Coco de Umbigada: 20 face shields;
- Doações de protetores faciais à Secretaria de Saúde de Olinda: 50 face shields;
- Doações de protetores faciais ao Hospital Agamenon Magalhães: 20 face shields;
- Doações de protetores faciais às distritais de saúde indígena de Pernambuco e Potiguar: 1300 face shields;
- Doações de protetores faciais à Hospitais de Referência do agreste pernambucano: Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe: 1520 face shields e 3 aerosol box;
- Doações de Kits de EPIs em parceria com a Talent Language Solutions, campanha #TeDouCobertura: 200 face shields ;
- Doações de EPIs pela campanha #Consultoria Solidária, em parceria com os arquitetos Jonatas Shyarelle e Marcelo Teixeira: 160 face shields;
Apoio da Força Aerea Brasileira (FAB) para transporte dos EPIs. Foto de Rosttand Costa. Entrega dos Kits de EPIs na Casa Criatura. Foto de Rostan Costa. Doação de caixa aerossol aos municípios do Agreste de Pernambuco. Foto de Rosttand Costa. Doação de caixa aerossol para o município de Caruaru (PE). Foto de Rosttand Costa. Doação a Distrital de Saúde Indígena de Pernambuco. Foto de Ricardo Ruiz.
A cultura de código aberto: inovações criativas e tecnológicas para lidar com a crise
A experiência vivida pela Casa Criatura não conta apenas com números e metas. O Desafio Mozilla também colaborou para uma maior integração entre as iniciativas existentes ou próximas à Criatura, garantindo-lhes sustentabilidade e cooperando para a continuidade das suas atividades.
Por meio deste apoio, foi possível reunir a força criativa da Trama Inventiva e da Souvenir Digital, cujo papel foi essencial na criação de modelos de proteção individual, como a criação do chapéu protetor, do turbante BLM e no desenvolvimento dos ajustes ao modelo de protetor facial em acrílico, com desenvolvimento de estruturas acessíveis e a baixo custo. Além de incentivar a criação de uma rede de costureiras para trocar ideias sobre a produção de máscaras entre outras vestimentas utilizadas neste momento de crise sanitária.
Turbante BLM, proposto pela Trama Inventiva. Modelo Nathalia Lima. Foto de Rosttand Costa. Protetor facial em acrílico. Modelo Alana Barbosa. Foto de Rosttand Costa. Protetor facial em acrílico. Modelo Juliana Rabello. Foto de Rosttand Costa. Máscara em tecido, modelo pautado nas orientações da OMS. Modelo Raama Bárbara. Registro fotográfico por Rostand Costa. Chapéu Protetor, inovação realizada em parceria com a Trama Inventiva. Modelo Letícia Rabello. Foto de Rosttand Costa.
Esta ação também contou com a disposição do Coletivo 3D em compartilhar o seu conhecimento sobre o manuseio do maquinário adquirido para a produção dos EPIs.
O incentivo permitiu à Casa Criatura aproximação com o setor de saúde. Buscou ajuda dos profissionais e especialistas da área para o desenho de um dispositivo tecnológico que estivesse alinhado às necessidades e especificidades vividas por estes profissionais no enfrentamento da doença, em seu dia a dia. A ajuda inicial do Dr. Ubiracé Elihimas Jr., do Hospital Agamenon Magalhães, foi fundamental para desenhar o protótipo da caixa aerossol proposta pela Criatura.
Logo em seguida, o modelo foi apresentado ao anestesista e médico Dr. Alípio Agra e à coordenadora de enfermagem Camilla Zoppi, do Serviço de Atendimento Médico de Emergência (SAMU) do Cabo de Santo Agostinho, que juntos fizeram a simulação do uso da caixa e contribuíram com sugestões e melhorias no desenho do dispositivo. A relação com o setor de saúde tem permitido à Casa Criatura rever a sua área de atuação e tem ampliado o alcance das suas inventividades.
Ainda mais importante, a caixa aerossol fomentou a criação de uma pequena comunidade de makers, professores e alunos de medicina e enfermagem interessados em prosseguir com o desenvolvimento do produto até conseguir a certificação e uma patente aberta para o mesmo, facilitando assim sua real distribuição e uso em Unidades de Terapia Intensiva de todo o planeta.
Desenho do protótipo com o Dr. Elihimas Jr., Hospital das Clínicas. Foto de Rosttand Costa. Desenho do protótipo da caixa aerossol criatura. Foto de Rosttand Costa. Validação da aerosol box com o Hospital do Cancer de Pernambuco. Foto de Rosttand Costa. Simulação de uso da aerosol box. Foto de Rostand Costa. Modelo de aerosol box criado pela Criatura. Foto de Rostand Costa.
O desafio Mozilla foi significante à todas que atuaram ativamente neste processo dentro da Casa Criatura. O sentimento que fica é de gratidão e sensação de dever cumprido. A certeza é de que a cultura de código aberto e colaborativa representa o modelo de mundo que a Casa Criatura acredita e desenvolve.
Esperamos que esse encontro seja só o começo de uma relação frutífera e permanente. Obrigada Mozilla por acreditar em nosso potencial!
