Como construir uma Internet mais segura e saudável?

Como construir uma Internet mais segura e saudável?

Como você navega e usa a Internet hoje? A crise pandêmica gerou uma mudança paradigmática. Com os riscos de contágio da covid-19, a Internet passou a ser o nosso meio mais “seguro” para estabelecer nossas relações e interagir com outras pessoas. Mas o quão segura e saudável a Internet tem sido para seus internautas?

Segundo a Fundação Mozilla, a Internet integra a vida de mais de 4 bilhões de pessoas no mundo. Contudo, apenas metade da população do planeta tem acesso a conteúdos onlines.

A Mozilla nasceu nos anos 2000 com o objetivo de derrubar o monopólio dos navegadores de internet. Hoje, a missão da fundação é contribuir para fortalecer um “movimento emergente de usuários da internet, acadêmicos, líderes de pensamento e ativistas que estão de pé e lutando por uma internet saudável para as próximas gerações”. Para tanto a organização escreveu um manifesto, o Manifesto Mozilla, para colaborar na construção dessa lugar mais seguro, inclusivo e democrático. O documento está fundamentado em quatro grandes compromissos:

I – Compromisso com uma internet que inclua todas as pessoas do planeta — onde as características demográficas de uma pessoa não determinem seu acesso à rede, oportunidades ou qualidade da experiência de uso.

II – Compromisso com uma internet que promova o diálogo civilizado, dignidade humana e expressão individual.

III – Compromisso com uma internet que eleve o pensamento crítico, argumentação fundamentada, conhecimento compartilhado e fatos verificáveis.

IV – Compromisso com uma internet que catalise a colaboração entre diversas comunidades para que possam trabalhar em conjunto pelo bem comum.

Em janeiro desse ano, a Mozilla divulgou o seu Relatório sobre a Saúde da Internet 2020. A pesquisa coletou mais de 100 contribuições e buscou apontar caminhos para superar os desafios vividos a partir da mudança paradigmática provocada pela crise pandêmica:

Em todo o mundo, a pandemia deu origem a inúmeros aplicativos para rastreamento de contatos e controle de movimento, com novos usos da inteligência artificial para a tomada de decisões. Embora algumas dessas tecnologias possam ser confiáveis e úteis para limitar a propagação do vírus, ainda não percebemos toda a extensão de suas limitações e riscos. De políticas de privacidade de dados vulneráveis a extenso rastreamento de cidadãos, trabalhadores e estudantes, as práticas originadas de uma pandemia terão consequências para a saúde da Internet, que vão além da crise atual.

Relatório Mozilla sobre a Saúde da Internet 2020

Para ter acesso a relatório na íntegra, acesse: https://2020.internethealthreport.org/

Por uma Internet Segura no Brasil

Idealizado pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil – CGI.br, o portal Internet Segura BR reúne iniciativas de conscientização sobre segurança e uso responsável da Internet no Brasil. Tem por objetivo conscietizar as pessoas a navegarem na Internet de uma forma mais segura.

Em 2020, a iniciativa criou a Edição Especial COVID-19, com divulgação de orientações e práticas preventivas para não cair nas armadilhas da desinformação e dos conteúdos maliciosos. A edição apresenta uma série de dicas valiosas que podem ser conferidas neste endereço https://internetsegura.br/coronavirus/

Produção de guias e cartilhas

A iniciativa produziu uma série de conteúdos educativos, com guias ilustrados voltados a crianças e adolescentes, com o propósito de falar sobre conteúdos como cyberbullying, privacidade, fake news, crimes cibernéticos como compartilhamento de conteúdos pornográficos e exploração sexual infantil, entre outras temas.

Confere o Guia Internet Segura para seus filhos.

Imagem retirada do Guia Internet Segura para crianças. Autoria da iniciativa Internet Segura BR

Mapeamento de iniciativas nacionais que promovem uma Internet mais saudável

O portal listou projetos nacionais preocupados em desenvolver iniciativas focadas em promover a segurança da Internet. Escolhemos algumas destas para compartilhar por aqui. Confira abaixa:

Childhood Brasil

A Childhood Brasil tem como objetivo a proteção à infância e à adolescência. O foco da iniciativa é trabalhar para o enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças e adolescentes. Uma dos seus projetos envolve acompanhar e orientar crianças e adolescentes a utilizarem a internet de forma segura, de modo a prevenir incidentes de crimes como abuso e exploração sexual online:

A internet é um ambiente democrático, dinâmico e sem fronteiras, que abre um universo de informações e possibilidades de comunicação. Mas ela tem riscos, como no “mundo real”.

Para saber mais desse projeto, acesse aqui.

#Conexão Segura

Página construída pela Anatel com conteúdos e dicas para manter uma conexão segura e proteger os seus dados pessoais.

Dialogando – Segurança

Iniciativa da VIVO em parceria com a SaferNet, o CDI e o BNDES, que cria um espaço para discutir tudo o que acontece na rede. De conteúdos a privacidade. De relacionamentos on-line ao uso excessivo da Internet. Saiba mais, acesse aqui.

Internet Sem Vacilo

Esta campanha é uma iniciativa do UNICEF em parceria com Google, Safernet Brasil, Agência Fermento e Produtora Digital Wavez. Busca estimular uma atitude positiva dos adolescentes e jovens no uso da rede mundial de computadores. Para saber mais, acesse.

Movimento Família Mais Segura na Internet

Criado pelo Instituto iStart, a iniciativa tem por objetivo difundir a educação em Ética e Segurança Digital entre as famílias brasileiras.

Sua missão é construir um Brasil Digital sustentável por meio da Educação Digital. Acesse a página para saber mais.

Nethics Educação Digital

A Nethics Educação Digital é uma empresa voltada à educação do público infanto-juvenil sobre o uso ético e seguro da Internet. O seu objetivo é estimular comportamentos positivos e mais saudáveis no uso de tecnologias da informação e comunicação. Saiba mais, acesse.

Nética

A Nética é uma iniciativa da SaferNet Brasil que conta com um vasto acervo educativo que trata sobre o tema, além de promover pesquisas sobre Internet Segura. O portal tem o objetivo de promover o uso consciente e ético da Internet no Brasil. Veja mais aqui.

PortugueseArabicSwahiliChinese (Simplified)SpanishEnglishItalian