Os arquitetos e urbanistas Jonatas Shyarelle e Marcelo Teixeira chegam à Casa Criatura com a Campanha de Consultoria Solidária, um dos apoios prevê doação de equipamentos de proteção individual
A pandemia provocada pelo coronavírus trouxe fortes impactos sociais. Buscando formas de ajudar e de minimizar a situação provocada pela crise sanitária no Brasil, os arquitetos e urbanistas Jonatas Shyarelle e Marcelo Teixeira pensaram numa campanha que eles definiram como Consultoria Solidária.
A dupla readequou uma proposta de serviços que já ofereciam, a de Consultoria Online, em que o cliente pode contratar um projeto completo ou serviço de repaginação dos ambientes, pequenas intervenções no ambiente. Jonatas e Marcelo disponibilizaram o serviço de repaginação por um quarto (25%) do valor normal, com contribuição mínima de R$ 100. Todo o valor arrecadado seria dividido a três iniciativas: Casa Criatura, envolvida com a fabricação dos equipamentos de proteção individual (EPIs); Anjos Multiplicadores, organização que atua com doação de mantimentos em bairros da Região Metropolitana do Recife; e a iniciativa Pereirinha Futebol Clube que está atuando diretamente na arrecadação e doação de mantimentos para as 120 famílias que fazem parte do projeto social na comunidade do Alto do Pereirinha, no bairro de Água Fria.
Em entrevista, Jonatas Shyarelle fala que a situação provocada pela epidemia covid-19 o incomodava muito e que ele, junto com Marcelo, chegaram à ideia de uma Consultoria Solidária para ajudar as pessoas que estava fazendo a diferença no combate à epidemia:
A ideia era ajudar a quem estava ‘fazendo a diferença’ na linha de frente de combate à epidemia, como a Casa Criatura, cujo serviço esteve voltado a fabricação dos EPIs, quanto pensar em soluções inovadoras para propor aos nossos clientes e continuar os nossos serviços, utilizando-os, de alguma forma, para fazer uma boa ação
A campanha, que estava aberta a todo o Brasil, durou apenas 30 dias, mas foi o suficiente para arrecadar quase 8 mil reais. Este recurso foi convertido em 160 protetores faciais pela Casa Criatura e cerca de 120 cestas básicas, que foram distribuídas para as iniciativas Pereirinha Futebol Clube e pelos Anjos Multiplicadores. Houve uma procura grande dos serviços. Os arquitetos também desenharam móveis e luminárias para duas lojas de mobiliários e essas peças foram leiloadas, contribuindo de forma substancial para esta campanha.
Os equipamentos de proteção individual foram distribuídos aos voluntários do serviço de distribuição de sopas aos moradores da casa de gesso, no bairro de Fleixeiras, periferia de Goiana. Também foram beneficiados os funcionários do Abrigo de São José, entidade de acolhimento de idosos, e a Creche Nossa Senhora da Misericórdia, que cuida de 70 crianças, prioritariamente de mães que que precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos
Entrega a creche Nossa Senhora da Misericórdia. Foto própria. Entrega de kits ao bairro de Fleixeiras, em Goiana. Foto própria. Entrega ao Abrigo de São José. Foto própria.