Criatura faz campanha de crowdfunding para receber doações

Criatura faz campanha de crowdfunding para receber doações

Integrantes da Casa Criatura participam do programa The Wall, do Luciano Huck, e a organização faz campanha de crowdfunding para executar projeto de fabricação de jogos educacionais.

Os idealizadores e coordenadores da Casa Criatura, Isac Filho e Juliana Rabello, participaram do programa The Wall, apresentado por Luciano Huck da TV Globo, neste sábado, 22 de maio.

Os jovens arquitetos e designers são idealizadores da iniciativa Casa Criatura, situada no sítio histórico de Olinda. O projeto surgiu em 2019, quando o casal viu em uma casa abandonada a oportunidade de trabalhar com iniciativas da economia criativa. A primeira sede da Criatura estava situada no bairro do Amparo, hoje está situada na Ribeira, também no sítio histórico de Olinda. A antiga sede foi reestruturada e recebeu exposições artísticas, debates, eventos de música, virou bar, café e um espaço de co-trabalho. Assim funcionou a Casa Criatura até março de 2020, quando foram decretadas as primeiras medidas de isolamento social, causada pela pandemia do covid-19.

O ano de 2020 foi um ano de reestruturação para a Casa Criatura. Com a impossibilidade de ter o espaço funcionando regularmente, com eventos entre outras ações que já ocorriam no coworking, os coordenadores da Casa resolveram concentrar esforços na fabricação de equipamentos de proteção individual, enquadrada como uma atividade essencial. Deste modo, a Casa Criatura manteve seu laboratório de criação funcionando, o que ajudou a organização a não sucumbir com a crise. A organização chegou a produzir cerca de 8 mil protetores faciais, os quais muitos foram destinados para doação a profissionais de saúde de centros médicos de Olinda e de outras cidades do Estado de Pernambuco e do Nordeste.

Em 2021, com a possibilidade de fazer parte do programa do Luciano Huck, a dupla quis investir em uma vontade antiga: colocar em prática um projeto de fabricação de jogos educacionais.

“O laboratório de criação apresenta uma infinidade de possibilidades e aplicações. O potencial dele é justamente colocar em prática uma ideia criativa para viabilizar uma solução que seja aplicada a baixo custo.(…) E precisamos pensar na educação urgentemente. Principalmente agora que ela foi tão afetada por conta da pandemia” – Isac Filho

Infelizmente, a dupla zerou no jogo The Wall e não levou o tão almejado prêmio, mas a vontade de levar adiante essa ideia só cresce. Então, a Casa Criatura criou uma campanha de crowdfunding chamada “Virando o Jogo” e lançou na plataforma Vakinha, neste link. Qualquer pessoa pode doar o valor que desejar e puder.

Campanha Virando o Jogo. Vídeo e edição pela Subverso Lab.

Com o recurso solicitado na campanha, a Criatura estima que irá conseguir fabricar mais de 3 mil jogos (unidades), os quais serão destinados a uma média de 3.5 mil estudantes de 48 instituições de ensino de Olinda.

Ajude a Casa Criatura a construir essa iniciativa. Construa esse sonho com ela. Colabore com a campanha Virando o Jogo

PortugueseArabicSwahiliChinese (Simplified)SpanishEnglishItalian