Criatura firma parceria com Secretaria de Educação de Serra Talhada (PE) 

Criatura firma parceria com Secretaria de Educação de Serra Talhada (PE) 

O Laboratório de Inovação, Design e Fabricação Digital da Casa Criatura cria jogos educativos e firma parceria com a Secretaria de Educação de Serra Talhada, no interior de Pernambuco. Os jogos serão destinados a estudantes de escola pública do município.  

Há exatamente um ano, os idealizadores da Casa Criatura (Isac Filho e Juliana Rabello) participaram do programa The Wall, do Caldeirão do Hulk, exibido na TV Globo. A disputa no programa tinha o objetivo de angariar fundos para criação de jogos educativos. Infelizmente,  a dupla não levou o prêmio mas não deixou de sonhar e ir atrás de construir o projeto.

Com apoio de financiamento coletivo, foi possível prototipar os jogos e, desde então, o Laboratório Criatura trabalhou em modelos de quebra-cabeças com referências locais, desde a cultura à sua biodiversidade. 

“O laboratório de criação apresenta uma infinidade de possibilidades e aplicações. O potencial dele é justamente colocar em prática uma ideia criativa para viabilizar soluções aplicáveis a baixo custo. Precisamos pensar na educação urgentemente, principalmente agora que ela foi tão afetada durante a pandemia”

Isac Filho

Criatura desenvolve quebra-cabeças com referências da cultura e biodiversidade pernambucana

Os jogos foram desenvolvidos pela designer e arquiteta Juliana Rabello. Ela também é diretora da Casa Criatura e coordena as ações do Laboratório de Inovação. 

Além de trabalhar as formas e conteúdos, os quebra-cabeças estão organizados em categorias e são destinados ao público infantil, de acordo com as suas aptidões e momentos de aprendizagem. 

A Secretaria de Educação de Serra Talhada, de Pernambuco,  é uma das primeiras parceiras nesta iniciativa  e deve aplicar os jogos na sala de aula. 

Foram seis os tipos de jogos desenvolvidos: “Alfabeto”, voltado a crianças de 3 a 6 anos que estão aprendendo a ler; “Números”, com contagem de 1 a 10, para facilitar a compreensão da matemática; “Cores e formas”, constituído como um jogo de memória; “Seres Vivos”, para valorizar e apresentar a fauna local; “Patrimônio”, com apresentação de edificações e símbolos do patrimônios históricos da humanidade além de símbolos locais de Serra Talhada; e por fim, o quebra-cabeça “Expressões faciais”, criado para lidar de forma lúdica sobre as diversas emoções humanas, voltadas às crianças que estão nas primeiras fases de aprendizagem. 

Desenvolvemos os jogos educativos com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento infantil. Os jogos foram pensados a partir das diretrizes do Ministério da Educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) . Eles tem como temas as cores e formas , quantidades e tamanhos, seres vivos , expressões e emoções e o patrimônio das cidades, este último visa estimular o pertencimento das cidades.

Juliana Rabello

Os jogos foram apresentados hoje, dia 13 de maio, à Secretaria de Educação de Serra Talhada que deve destinar o material às escolas públicas locais. 

EXPEDIENTE PROJETO JOGOS EDUCATIVOS SERRA TALHADA 

Marta Cristina: Secretaria de Educação

Patricia Luna: Sócia Diretora de Novos Negócios

Juliana Rabelo: Sócia Diretora e Líder do Laboratório de Design e Fabricação Digital

Isac Filho: Sócio Diretor e Líder do Laboratório de Arquitetura e Inovação

Adalberto Melo: Coordenador do setor jurídico da Casa Criatura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PortugueseArabicSwahiliChinese (Simplified)SpanishEnglishItalian